segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pão-por-Deus versos Halloween



Dia de Todos os Santos é dia de Pão-por-Deus. Tradição portuguesa que se mantem mais ou menos viva no nosso país.
Dia 1 de Novembro as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus de porta em porta.
As crianças quando pedem o Pão-por-Deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas, ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Halloween, o dia das Bruxas é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, na noite de 31 de Outubro, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.
Serve esta introdução para realçar a diferença de CULTURAS associadas ás duas datas.
Porque é que se faz tanto “ruído” ao Dia das Bruxas e não se cultiva a tradição nacional?
Porque é que se ensina nas Creches, Jardins-de-infância e Escolas o Halloween e não se fala do Dia de Todos os Santos e a sua TRADIÇÃO?
É melhor acordarmos no dia 1 de Novembro e termos de limpar as porcarias que se fazem nessa noite?... Como seja limpar os carros que ficam cheios de farinha, molho de tomate e ovos… limpar as paredes das casas que são sujas com esses ingredientes…
Isto só pode ser por malvadez a coberto do “dia das bruxas”…
E não acordarmos ao som dos grupos de crianças com os seus sacos a pedir o Pão-por-Deus e recitarem versos tradicionais desta quadra.
Pois é verdade o Halloween é mais “comercial”… e as nossas tradições não contam?... Deixamos de ser Latinos e passamos a ser anglo-saxónicos ?…
Mas felizmente que ainda hoje tocaram á campainha de minha casa, alguns grupos de crianças, não diziam os versos, mas pediam o Pão-por-Deus.
A TRADIÇÃO AINDA SE MANTEM… mas por favor dêem mais relevo aquilo que é nosso. Um povo só é digno desse nome se olhar e defender as suas raízes… e para que essas raízes não morram é preciso alimenta-las…

2 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
e para mim,
será sempre o "Santório"
,
um abraço,
por caminhos não andados,
,
*

L e n a disse...

Pedir o Pão-por-Deus faz parte da minha enfância até meus 6 anos; ia com uma prima de casa em casa.
Por ca, quando começou Halloween, deve fazer uns 10 anos; as crianças no dia 31 de outubro vestem se como manda esse Halloween e vão de casa em casa pedir o Pão-por-Deus.
Conseguirem meter as duas tradições numa so.

Beijinhos