domingo, 8 de junho de 2008

Caminhar


Está na “moda” o caminhar.
Aproveitando estarmos a falar de Atletismo, nos meus últimos escritos, gostava de dar algumas dicas ás pessoas que fazem caminhadas.
É normal vermos muita gente fazer caminhadas ao longo da marginal e noutros locais como a Ciclo-Via do Sitio para as Paredes, mas poucas são as que na verdade fazem bem. Caminhar, é bom faz muito bem á saúde, mas não com saltos altos, chinelas, calças de ganga, etc.…
Dos exercícios ditos aeróbios, a caminhada é sem sombra de dúvida a modalidade que reúne o maior número de qualidades. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. Todos aprendemos a caminhar muito cedo, portanto, somos bio mecanicamente mais eficientes durante uma caminhada, do que durante qualquer outra actividade física. Permite ao iniciado começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treino.
O custo dessa actividade física é muito baixo e pode ser realizada em praticamente qualquer lugar. Seja na rua, nos parques, na praia, no campo, realmente qualquer lugar serve para quem quer dar uma boa caminhada.
Como todo exercício aeróbio é importante que a caminhada se prolongue por pelo menos 20 minutos. Isso é necessário para promover a melhoria da condição física. Isso significa que com o decorrer do treino, maiores distâncias passarão a ser percorridas com menos esforço e com mais velocidade. Quando a caminhada dura menos do que 20 minutos, ela também promoverá melhorias na saúde, queimará gorduras e trará bem-estar, mas a melhoria na condição física é menor.
Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.É muito importante que a caminhada se estenda por mais de 20 minutos, mas, não é necessário que a duração exceda 60 minutos.
É mais importante para o iniciado, primeiro aumentar o tempo da caminhada, antes de preocupar-se com a velocidade. Depois de caminhar confortavelmente, por 40 a 60 minutos, só então deverá aumentar a velocidade da caminhada. Para adultos saudáveis, a velocidade de 6,5 km por hora é excelente em termos de gasto calórico e de condicionamento cardiovascular, podendo ser usada como uma meta a ser atingida. Nunca esquecendo que cada indivíduo tem os seus próprios limites, os quais devem sempre ser respeitados.
Procure um local agradável e seguro, onde não haja poluição, evite também locais onde o terreno seja muito acidentado.
Use roupas leves e confortáveis. Evite tecidos sintéticos ou qualquer outro tecido que prenda seus movimentos. Use uns ténis com amortecimento adequado. O relógio é importante para medir a duração da sessão de caminhada, as meias também são importantes, opte por meias finas para não causar bolhas.
Antes de iniciar a caminhada, tenha em atenção, que é importante que esteja hidratado e tenha feito a ingestão de algum alimento pelo menos uma hora antes. Deve-se iniciar com alguns exercícios de alongamentos como, pescoço, braços, tronco pernas e pés. O alongamento inicial é importante pois ajuda a preparar os músculos para o início da actividade. Estes alongamentos podem durar entre cinco a dez minutos.
Iniciamos a caminhada com um ritmo mais lento durante cinco a dez minutos, pois ainda estamos em fase de aquecimento, depois é caminhar tendo sempre em atenção a sua frequência cardíaca. Quando estiver a finalizar a sua caminhada, desacelere o andamento para recuperar o seu ritmo cardíaco normal, fazendo também alongamentos como fez no inicio. Não se esqueça que a hidratação é tão importante no princípio como no fim da caminhada.
Boas caminhadas.

1 comentário:

poetaeusou . . . disse...

*
amigo, C.S.
,
caminhar é urgente,
,
saudações nazarenas,
,
*