sexta-feira, 23 de maio de 2008

CAROLICE JOVEM….


Há mais de trinta anos, quando se realizava alguma actividade com maior ou menor dimensão na nossa terra, era necessário recorrer a muitos carolas, alguns deles com idades ainda bastante jovem.
Estou a recordar-me exactamente da X.ª Volta à Nazaré, prova de Atletismo que se realizava a 10 de Junho, todos os anos por iniciativa da Juventude Operária Católica da Nazaré.
Nesse ano e como o Atletismo na Vila, estava em expansão, lembramo-nos de realizar algumas actividades paralelas, á referida prova pedestre. Assim resolvemos fazer uma exposição fotográfica e um colóquio.
E Exposição fotográfica, era de um fotógrafo bastante conhecido e admirado pelas fotografias que ilustravam o jornal A Bola onde trabalhava de seu nome Nuno Ferrari, o colóquio sobre Atletismo, com o Prof. Mário Machado, estas realizações foram feitas no Clube Stella Maris da Nazaré.
O colóquio não foi difícil de organizar porque, foi nesta altura que começou as primeiras abordagens para a realização da Meia-Maratona, através do Prof. Mário Machado e dos organizadores da Volta à Nazaré.
Mas a exposição, teve outras “voltas”. O contacto com o “poeta da imagem desportiva”,
Foi bastante fácil, ou não fosse aquele um homem simples de trato bastante acessível e de uma humanidade inexcedível, e o sim da sua parte para trazermos os seus “retratos”, foi rápido, mas com um senão, como fazer chegar à Nazaré, a sua obra?
Depois de pensarmos algum tempo, resolvemos seguir para Lisboa e trazermos aquele “Tesouro”, até à nossa terra. Para isso, saímos da Nazaré acompanhado, pelo atleta e amigo o já falecido Luís Saldanha.
Como Lisboa ficava a mais de cem quilómetros e na altura o transporte melhor e mais barato era o comboio, tínhamos de sair de véspera para podermos fazer o que nos proponhamos realizar. Chegados á capital dirigimo-nos à Travessa da Queimada no Bairro Alto, onde se encontrava a redacção do Jornal A Bola, e nos aguardava o fotografo Nuno Ferrari, qual não foi o nosso espanto quando vimos dois caixotes enormes com as fotografias preparadas para serem expostas, o “poeta” confiou-nos o seu “tesouro” sem qualquer outra exigência ou qualquer outra pergunta.
Agora imaginem, dois jovens “provincianos” que de Lisboa na altura pouco ou nada conheciam, transportando dezenas de fotografias de um dos melhores fotógrafos desportivos da Europa senão do Mundo, a caminho da estação do Rossio, para apanhar o comboio que nos traria até ao Valado dos Frades.
Nunca imaginamos o valor que trazíamos connosco, sabíamos que era uma grande responsabilidade, mas não imaginávamos que ela era tão grande.
Será que hoje um fotografo como o Nuno Ferrari, entregava a dois jovens com pouco mais de dezassete anos, o seu trabalho?
Será que hoje algum jovem, se proponha fazer esta aventura sem meditar nos riscos?
Será que ainda a carolice é como antigamente?

3 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
nuno ferrari,
o eusébio da fotografia,
o dono da "a bola"
,
saudações
,
*

poetaeusou . . . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Farol disse...

Muito bonito este blog, todo ele dedicado a tua querida terra natal :)

abraco