sexta-feira, 25 de abril de 2008

MERECIDISSIMA HOMENAGEM



Há pessoas que a sua memória vive para além dos tempos.
São pessoas, que deixaram obra feita, que deixaram saudades, que ainda hoje dizemos “fazem falta”…
Normalmente em vida, ou são esquecidas ou não se lhe dá o devido valor. O valor que sem dúvida, lhes era devido, pois só após o seu desaparecimento do convívio dos vivos, se lhe reconhece a importância da sua passagem por este mundo.
Pela primeira vez, que me recorde, vai ser prestada MERECIDISSIMA HOMENAGEM, a uma figura pública da minha terra, e que todos os que convivemos com ele, sentem esta com muito alegria ao ver ser reconhecido pela autarquia o seu valor como cidadão desta terra, que ajudou a cultivar. Não só, por ter dado inicio ao Externato, que permitiu à grande maioria de jovens não sair da sua terra para prosseguir os seus estudos, mas também pelos seus ensinamentos, não só nas disciplinas que tão habilmente ensinava, mas também em conceitos de vida.
Foi com ele que eu aprendi quem eram algumas figuras politicas internacionais antes do 25 de Abril de 1974, foi com ele que eu tomei conhecimento com outras realidades politicas existentes no mundo de então, foi com ele que eu conheci alguns famosos pensadores, foi com ele que eu comecei a despertar para a vida.
Quando a certa altura da minha vida de estudante resolvi ser deselegante, resolvi abandonar a escola, foi ele que me incutiu o sentido de responsabilidade, para com a sua instituição e para com a minha família, é a ele que eu devo hoje toda a minha cultura geral, é a ele que eu devo o respeito que tenho pelos outros, por todos aqueles que como ele nos ensinaram a ser aquilo que hoje muitos de nós nos orgulhamos de ser.
O que seria da minha terra, se ele não tivesse edificado o Externato, esse estabelecimento de ensino, que cultivou, a maioria dos rapazes e raparigas desta terra e não só, porque lembramo-nos de muitos dos nossos colegas que vinham de longe estudar para cá. E que ainda hoje gosta desta terra como sendo sua.
Obrigado Dr. Fernando Rodrigues Soares…

1 comentário:

poetaeusou . . . disse...

*
homenagem,
a um, HOMEM,
,
saudações
,
*