sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Minha Terra…



Minha Terra…

É azul a tua cor principal
De um brilho transcendente...
É de ouro o teu areal
Sempre resplandecente...
O verde também, não está mal
É mesmo surpreendente…
A beleza do pinhal
Nos campos envolvente…
O castanho é real
No promontório imponente…
O branco cor da cal
Do teu casario proveniente…
A tua luz natural
É de um brilho reluzente…
Tu existes és real
Minha terra eternamente…

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A noite é mágica...




A magia da paixão
Desperta ao anoitecer…
É tempo de solidão,
De segredos esconder…
Aumenta o ritmo do coração
Faz o sangue ferver…
É á noite que a paixão
Os amantes faz sofrer…
Avassaladora é a intenção
De um novo encontro ter…
Porque é grande a ilusão
De um grande amor viver…

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval da Nazaré (6)

Terça-Feira de Carnaval


Já acabou o Carnaval

Já acabou a animação do carnaval 2010. Apesar do muito frio e da chuva que se fez sentir os foliões não arredaram pé. E a Nazaré encheu-se de cor e alegria nestes dias.
Não foi o mau tempo que assustou os visitantes, apesar do frio e da chuva, foram muitos os milhares de pessoas que assistiram, ás peripécias do carnaval nazareno.
Como temos vindo a dizer é um carnaval muito especial que sem de ser vivido para ser compreendido.
Milhares foram também os “ensaiados”, bem ou mal arranjados que se divertiram no Carnaval da Nazaré, pois este nosso carnaval é para todos e todos têm lugar no carnaval da Nazaré, não é por acaso que todos os anos um grupo de Bombeiros da Associação de Bombeiros Voluntários da Batalha, não deixam de comparecer no nosso “desfilodromo” na terça-feira de Carnaval, e também as centenas de foliões que se vão integrando nesta festa tão popular na Nazaré.
Mas o carnaval ainda não acabou, pois ainda continua nas diversas salas de baile da Praia, Sitio e Pederneira e nos bares dispersos pela Nazaré, o Carnaval só termina amanhã, com o enterro do “Sant’Intrude”…

Domingo de Carnaval

sábado, 13 de fevereiro de 2010

"De Seu Valentim"


“De Seu Valentim”

São mais fortes os solteiros
Combatentes destemidos…
Casamentos não há mais
Quero jovens descomprometidos…

Assim ordenou o Imperador
Cláudio II, denominado…
Lutou contra a lei com vigor
Valentim padre ordenado…

Secretamente, ele casou
E também foi casado…
A proibição não acatou
Foi por isso condenado…

Enquanto a morte não vinha
Um novo amor encontrou
De um carcereiro era filha
Por ela se apaixonou…

Era cega a namorada
Poder ver, sua a ilusão…
Com vontade desesperada
Devolveu-lhe a visão…

Ao partir enamorado
Na sua despedida, por fim…
Assinou “Seu Namorado”
Ou “De Seu Valentim”

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval da Nazaré (5)


Carnaval da Criança

Já começa a ser uma tradição do Carnaval da Nazaré, o desfile de sexta-feira que antecede o Carnaval só de crianças dos estabelecimentos de ensino do Concelho da Nazaré.
Todas as escolas vão estar representadas neste desfile que têm inicio pelas 15 horas, junto ao Centro Cultural da Nazaré e termina na Praça Manuel Arriaga, percorrendo grande parte da marginal o nossos “desfilodromo”.

O Carnaval da criança têm sempre um tema diferente do “mote” do carnaval, este ano o tema do Carnaval da Criança, é a “Biodiversidade” e é acompanhada por uma marcha que fala do tema escolhido. Estarão presentes suas majestades os Reis de Carnaval

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Para o individualismo combater…


Neste mundo tão cruel
Em que temos de viver
Tanto “ódio”, tanto “fel”
Muito “mal”, temos de vencer…
A injustiça sente-se na pele
Na vida sempre a sofrer
O individualismo é como “mel”
Para o egoísmo prevalecer…

Para as injustiças terminar
E o egoísmo desaparecer…
Temos de nos “levantar”
A sociedade tem de crescer…
Deixar de nos “culpar”
E do “outro” esquecer…
Todos os nossos valores juntar
Para o individualismo combater…

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carnaval da Nazaré (4)


Os “Bicicletas” e as “Trotinetas”

“Sábado Magro”, dia que já faz parte do calendário do Carnaval da Nazaré, porque é neste sábado que todos os anos vem para a rua dois grupos já marcantes do nosso carnaval. Não é propriamente para animar os outros, mas sim para se divertirem e brincarem num dia diferente para quem participa destas brincadeiras, estou a falar dos “Bicicletas” e das “Trotinetas”.
Os Bicicletas, como todos os grupos ao longo dos anos, nasceram de um conjunto de amigos que se juntava para almoçar no “sábado magro”, e já lá vão 36 anos, depois foi crescendo até hoje, participam mais de cem foliões só homens, que com as suas bicicletas e vestidos á “troncage” animam as ruas da Nazaré.
As Trotinetas, que nasceram muito mais tarde, apareceram pela primeira vez em 2002, só mulheres e adoptaram o mesmo dia para virem para a rua, também o “motivo” é o mesmo divertirem-se, acompanhadas das suas trotinetas, com fatos mais elaborados e mais organizadas, também dão cor e vida a este sábado, que já é “magico”, principalmente para quem destes grupos participa.

Nota:. As “marchas” que acompanham estes grupos são das melhores que se fazem no nosso carnaval, vale a pena ouvir, deixo-vos aqui algumas.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Carnaval da Nazaré (3)


Romaria de S. Brás

A chamada “Porta” da entrada do Carnaval da Nazaré, é já no próximo dia 3 de Fevereiro, é a Romaria, mais popular da nossa região, não só das gentes da Nazaré, mas também das populações vizinhas. A Romaria de S. Brás.
É muito difícil, definir a origem desta genuína festa tão popular. Onde se confundem os aspectos históricos e lendários, pois diz-se que Rei Rodrigo (último rei visigodo da Península Ibérica) e Frei Romano, para além da imagem de Nossa Senhora da Nazaré, também traziam consigo as relíquias dos Santos S. Bartolomeu e S. Brás. O monte que hoje se chama de S. Bartolomeu e onde se encontra a ermida, era então conhecido pelo Monte Seano.
A Romaria em “honra” de S. Brás, realiza-se no sopé do monte, onde se concentram centenas de pessoas, que mascarados das mais diversas formas, fazem fogueiras para assarem de tudo um pouco, mas principalmente enchidos. Festa que bem “comida” e “bebida”, só termina pela noite dentro, já na Vila.
É esta chamada então a “Porta” de entrada do carnaval da Nazaré, mas não é aqui que começa o Carnaval para as nossas gentes, pois já desde o primeiro dia do ano se vivem os preparativos para a Festa mais desejada o Carnaval.